Brasil para o futuro? (Parte 2 – Final)

A primeira parte desse artigo teve vários comentários e até gerou certa polêmica no Facebook. Confesso que fiquei surpreendido: muito movimento para um blog que geralmente vive às moscas é apenas lido por um círculo pequeno de amigos e familiares.

Apesar do meu irmão sempre dizer que eu sou um babaca egocêntrico cara que valoriza demais o próprio ponto de vista, quem me conhece bem e me julga sem o efeito “implicância de irmãos” sabe que eu gosto de ouvir opiniões diferentes. Eu refleti sobre os comentários do Facebook e isso me fez perceber que era sim necessário tocar em mais alguns pontos para deixar essa análise válida para um grupo maior de pessoas. Isso será feito na conclusão. Agora, sem querer colocar a carroça na frente dos cavalos, vamos aos meus dois últimos pontos positivos de se viver aqui.

3. E você acha que São Paulo até que tem uma boa infra-estrutura?

Meu amigo, você não sabe de nada. Os americanos podem ser frios e indiferentes, mas eles sabem planejar e construir muito bem. Sei que alguns lugares mais pobres aqui dos EUA tem problemas, mas imagino que nada que chegue perto dos problemas infra-estruturais do Brasil. Os lugares que já tive a oportunidade de visitar (Atlanta, Champaign-Urbana, Springfield, Chicago, Orlando e St. Louis) tinham excelentes condições. Boas estradas, trânsito organizado dentro das cidades, ambientes internos com temperatura controlada (passo menos frio aqui do que passava na Terra do Caqui). Isso sem falar nos aeroportos. Sério, o “Aeroporto” Internacional de Guarulhos é piada.

4. Tá, eles realmente são individualistas; mas, quando precisam xingar, fazem isso em coro.

Uma situação recorrente no Brasil é alguém desrespeitar determinada norma social e ninguém falar nada (ou apenas um ou outro corajoso se manifestar). Quando eu morava em Viçosa, todo dia vários “espertinhos” furavam a fila do restaurante universitário. Ninguém falava nada; no máximo, um ou dois comunistas barbudos se manifestavam. Se você é um desses que gosta de furar fila (ou fazer merdas semelhantes outras pequenas infrações sociais), prepare-se para levar uma nabada coletiva na sua visita aos EUA.

Conclusão

Se você leu até aqui, fica bem claro que eu prefiro os EUA (e outros países desenvolvidos) ao Brasil. Se tiver a oportunidade no futuro, não pretendo continuar vivendo no Brasil. Tá, mas não fique todo animado não. Pode ser que você venha para cá (ou vá para outro país desenvolvido) e literalmente quebre a cara, meu amigo. Eu me dei bem aqui porque – apesar de procurar lutar um pouco contra isso – sou uma pessoa antisocial reservada. Eu gosto daqui porque eu não ligo para o fato de não ter nenhum amigo americano (por outro lado, tenho bons amigos internacionais). Se a sua personalidade faz você dar bastante importância para isso, é bem capaz que você vá ser muito mais feliz no Brasil mesmo.

M&M's preso na máquina!

 

 

É, cara… EUA não é o paraíso. Pode ser que justo o seu M&M’s fique preso na máquina!

 

 

Recursos

Se você quiser vir aqui para os EUA, recomendo fortemente que fique de olho no site da Fulbright Brasil. Eles sempre tem boas oportunidades. Quem sabe você não se qualifique para alguma das bolsas oferecidas?

Conseguir visto de trabalho ou de residência permanente aqui para os EUA está cada vez mais difícil. Segundo boatos da Dona Sonia (minha mãe), tem até caso de brasileiro com oferta de emprego garantida que não está conseguindo visto para vir trabalhar aqui! Tá, mas você ainda pode ir para outros lugares! Já pensou no Canadá? É um país fantástico que ainda precisa de pessoas inteligentes e dispostas.

Abraços e até a próxima =)

2 respostas em “Brasil para o futuro? (Parte 2 – Final)

  1. Grande Alex,

    Muito bom seu texto. Sinto cada vez mais que me sairei bem por aí tmb! Pareço me encaixar nesse perfil apresentado…hehe!

    Tudo de bom e até mais!

    Eric

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s