Brasil para o futuro? (Parte 1)

Mesmo antes de morar no exterior, eu já me fazia essa pergunta. Agora, ela me vem à mente quase diariamente.

O Brasil é um bom país para se viver. Se você tiver boas condições financeiras, consegue ter uma ótima qualidade de vida. Temos belezas naturais e pontos turísticos que são resultado de espetaculares obras de engenharia. É verdade, os brasileiros são simpáticos. Se você ama essa terra, eu realmente aconselho que viva por aí mesmo. Provavelmente, você vai se dar bem.

Por outro lado, se você vê o patriotismo como algo idiota de pouca importância e se considera uma pessoa adaptável, eu aconselho que deixe a Terra do Futebol e do Carnaval. Fazendo uma análise racional, fica bem claro que possivelmente alguém pode ter uma vida melhor em N países que não o Brasil. Como só conheço os EUA, vou colocar algumas vantagens importantes que já percebi. As duas primeiras vão nesse post; as duas últimas e uma conclusão (incluindo algumas dicas e recursos para quem se interessar em viajar / morar no exterior) vem em um próximo post na semana que vem.

Eu e Meu Irmão no Skydeck, em Chicago

 

 

 

Eu e meu irmão no Skydeck, em Chicago

 

 

 

 

1. Eles são honestos!

Aqui, a honestidade faz parte da cultura. Isso significa que é regra, não exceção. As implicações disso são vastas e profundas. Uma bem interessante é a grande redução da burocracia. Aqui nos EUA, as pessoas acreditam em você em primeiro lugar e não vão ficar exigindo documentos para qualquer coisinha que você queira fazer (ah… eu vou sentir muita falta disso quando votar para a Terra do Carnaval).

2. Os produtos custam o que valem!
Se você gosta de ser explorado e pagar R$ 69.700,00 reais no modelo de entrada do Honda Civic (só um exemplo, extenda para quase qualquer outro bem de consumo), o Brasil é para você. Agora, se você acha que um carro desses – por mais que seja um bom veículo – não vale tudo isso, você vai ficar animado em saber que aqui você compra ele por aproximandamente R$ 32.089,00 reais (inclui impostos; usei a cotação Real – Dólar Comercial de 19/Jan/2012). Falem o que quiserem, mas é muito boa a sensação de sentir o seu dinheiro tendo um valor justo.

Não percam a segunda parte na semana que vem! Mais algumas vantagens de se morar aqui nos EUA e alguns recursos para quem se interessa em viajar / morar no exterior. Até a próxima!

6 respostas em “Brasil para o futuro? (Parte 1)

  1. Valeu, Josival! Na parte 2 vou abordar mais alguns pontos importantes e procurar trazer alguns recursos para aqueles que queiram seguir uma jornada parecida a que estamos percorrendo. Assim que postar, publico um aviso pelo Facebook. Abraços!

  2. Legal, Alex!

    Imagino que vc esteja cheio de experiências para compartilhar quando voltar!

    Espero poder vivenciar essas diferenças culturais por aí tmb!

    Abraço,

    Eric

  3. Muito bem colocado, e ainda faltou dizer que a renda per capita no Brasil é cerca de um terço da Americana o que na pratica torna o custo de vida aqui no Brasil quase seis vezes maior que ai nos EUA.
    Abraços…aguardamos a segunda parte.

  4. Aguardando a parte dois cara. Muito bem escrito e vale adicionar algo, nós aqui chegamos a uma conclusão. Quando calcular o preço do que você compra, o fazemos pegando a porcentagem do custo do produto em cima do salário mínimo, então comparamos.

  5. Pingback: Brasil para o futuro? (Parte 2 – Final) | Aléx ou Álex

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s